Centro Social e Paroquial de Lago

town-01-large

Instituição de Solidariedade Social com notável desempenho na freguesia e concelho, dela dependem centenas de crianças e idosos. Uma valência muito importante para a freguesia.

Rancho Folclórico de Lago

town-01-large

Fundado em 1983, mereceu em 2007 o seguinte louvor da Junta de Freguesia: ACTA Nº 13/2007 No dia 26 de Dezembro de 2007 compareceram na sede da Junta de Freguesia de Lago os Senhores Arlindo Gomes Lopes, Presidente, Delfim Manuel Silva Rodrigues, Secretário e Fernando Calheiros da Silva, Tesoureiro, a fim de procederem à reunião ordinária de Junta, com a seguinte ordem de trabalhos:

RANCHO FOLCLÓRICO DE LAGO – VOTO DE LOUVOR – No próximo dia um de Janeiro o Rancho Folclórico de Lago, celebrará uma efeméride marcante na vida de qualquer instituição. Referimo-nos às Bodas de Prata, acontecimento que assinala 25 anos de uma história que evidencia, inequivocamente, inestimáveis serviços prestados à comunidade no domínio da promoção da cultura, tradição, musica e património que muito dignifica esta freguesia de Lago, no qual se destaca um palmarés recheado de êxitos na participação em inúmeros festivais de folclore. O Rancho de Lago, desde a sua fundação em 1983, cumpriu uma meritória e insubstituível função social como agente cultural, merecendo por isso o devido reconhecimento da Freguesia de Lago. Esse reconhecimento é também devido como homenagem às pessoas que, em diferentes fases da vida do rancho, ajudaram a cimentar o seu prestígio e se empenharam na defesa de um património em que a generalidade dos Lagoenses se reconhecem, honrando também a memória de todas as figuras da sua história, entretanto desaparecidas. É justo portanto, distinguir o trabalho daqueles que ao longo deste 25 anos, exerceram funções directivas, bem como todos os elementos, músicos, dançarinos, ensaiadores, cantadores e de todas as pessoas que, directa ou indirectamente, ajudaram a manter viva a actividade do rancho. Perante estes factos o Executivo da Junta de Freguesia de Lago, por unanimidade, deliberou atribuir um voto de louvor ao Rancho Folclórico de Lago pelos seus 25 anos, como forma de reconhecimento por prestigiar a freguesia de Lago com os seus êxitos e pelos serviços prestados à freguesia enquanto agente cultural, que cumpriu, e continua a cumprir, uma função social relevante bem como a divulgação do nome da freguesia de Lago em Portugal e no estrangeiro.

Nada mais havendo a tratar foi encerrado a sessão.

Para constar se lavrou a presente acta que eu, Delfim Rodrigues, a subscrevi e com os restantes a vou assinar.

O PRESIDENTE: Arlindo Lopes

O SECRETÁRIO: Delfim Rodrigues

O TESOUREIRO: Fernando Silva

Corpo Nacional de Escutas – Agrup. de Lago

town-01-large

O Agrupamento de Escuteiros S. Martinho de Lago, é das colectividades mais activas da freguesia. Para além da sua fanfarra, organizam diversos eventos e viagens entre si e para a população em geral. Destaca-se a realização da festa da criança no dia mundial da criança que arrasta até às imediações da sua sede a quase totalidade das crianças de Lago.

Clube Desportivo de Lago

town-01-large

O Clube desportivo de Lago é a instituição da freguesia que mais acolhe crianças e jovens para a prática do futebol. Actualmente aposta na formação tendo a competir três equipas federadas das camadas jovens. Em 2010 estavam inscritos neste clube mais que uma centena de jovens sem qualquer retorno financeiro para o Clube. Daqui já saíram alguns jogadores para o futebol profissional e para clubes de topo. A Junta de Freguesia reconhece e apoia o trabalho desta instituição.